quinta-feira, 30 de maio de 2013

Eu.... (3)




Porque é que estamos todos sempre à espera de escutar um "Amo-te"?
De onde nos surge esta necessidade extrema de afecto?

Não seremos nós seres auto-suficientes? Podemos cuidar de nós, manter-nos, sustentar-nos, vivermos... mas a necessidade palpitante de afirmação junto do semelhante insurge-se no nosso dia-a-dia. É o motor deste nosso veículo chamado corpo, onde a mente constitui as rodas que giram em busca de uma palmadinha nas costas, um busca de um sorriso, de um beijo, de uma carícia, de um afago que será sempre insuficiente. Sempre fugaz. Sempre momentâneo. Sempre instantâneo. Sempre efémero. Porque é que nunca chega? Porque somos irremediavelmente enleados nesta teia sem fim? Somos presas do nosso desejo, somos predadores nesta busca, nesta demanda do Santo Graal. Perdemo-nos em camas alheias, em carros perdidos no mato, em escadas auspiciosas de tesões prementes, em praias vazias... em tantos lugares que satisfazem a gula, mas descontrolam a avareza numa vingança sem fim, num pecado constante com o nosso próprio Eu. No fundo agimos contra nós. Ébrios de um alcoolismo de uma vida, castigamo-nos numa oratória que se prolonga por dezenas de anos...
 
Porque o prazer supremo, o sentir que estamos completos, o encarar a nossa felicidade, nunca é atingido. A verdade é que somos felizes quando não estamos tristes. Mas nesses intervalos de felicidade que tantas vezes enchem o nosso dia, fazemos questão de regressar ao passado para recordar uma qualquer situação que nos cria saudade, como se ali residisse a cereja no topo do bolo. Ou fazemos questão de imaginar o futuro, e ambicionar sempre algo que será melhor do que o agora. Mas afinal o agora chega! Porque não estamos tristes, porque acabámos de sorrir, porque nos sentimos bem! Mas não nos quedamos a saborear o agora, fugimos sim para o ontem ou o amanhã. O agora desaparece, e o momento de felicidade evapora-se... Precipitando-nos novamente na demanda ilusória de que nos falta algo.
 
Quando somos crianças instigam-nos a estudar para podermos trabalhar e ser gente. Quando nos tornamos adultos, não é a trabalhar que somos gente. É quando alguém nos sorri, nos cumprimenta, nos ouve, nos observa, que passamos a ser gente. Gente aos olhos dos outros. E não gente para nós. Até na nossa busca somos infelizes...
 
Onde está o Agora que nos faz sentir bem? Consegues prendê-LO?...


16 comentários:

  1. Excelentes palavras!
    Nunca se prende o agora, que neste exacto momento já se tornou passado.







    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigada Luna!
      Mas convém que consigamos aprender a captar o Agora, antes que seja passado, e sorrir com ele. Afinal, ser feliz por nós até é possível, nós é que estamos sempre no "tempo" errado...


      Beijos luxuriosos ;)

      Eliminar
  2. o Universo é uma constante mutação...
    vivesse mergulhado dentro dele [somos parte integrante dele] não há como ser diferente...

    por isso ainda, ninguém encontro O Graal



    talvez no Paraíso :)))

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Opus, no paraíso tenta-se dar valor ao Agora.
      O Universo está sempre em mudança, mas podemos largar o passado porque já não conseguimos mudar; ou dar tempo para que o futuro nos atinja.
      Uma vida de pequenos "Graais" temos nós, e até esses largamos!

      Beijoooooos da dama ;))

      Eliminar
    2. Eva… poderia dizer algo mais sobre o que penso… acerca de…
      Não é uma ínfima parte que governa o Todo, embora o ajude a ser o que É…/..../..../..../

      1 beijo na dama, não deixando de realçar que o teu texto é muito bom…:))))

      Eliminar

    3. Opus, gosto sempre de saber as tuas opiniões fortes.
      E tens razão, sem milhões de ínfimas partes, não consegues sentir o Todo!

      1 Beijo enorme em ti da dama ;))
      Gostei do teu realce, obrigada!

      Eliminar
  3. A verdade é que , invariavelmente, na vida , de entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros novecentos e noventa e nove. :)

    ( grande post)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Temos mesmo que abraçar essa nostalgia, JM?
      Ou basta-nos sorrir perante O caminho escolhido?...

      (agradeço-te com um sorriso)


      Beijos luxuriosos ;)

      Eliminar
  4. o passado é história, o presente uma dádiva, o futuro um mistério... e tu és gente!
    Beijooooo!
    Cum to Me

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Venha de lá essa dádiva de gente... sempre a sorrir!

      Beijoooooo em ti ;)

      Eliminar
  5. Procuramos ver reflectido nos olhos que nos fitam o sentimento que lhe devolvemos. Simplesmente complicado.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Se fosse só isso seria fácil, Lady. Ao invés disso, procuramos egoísticamente (parafraseando um amigo) o afecto que pensamos erradamente que nos completa, sem nos chegarmos a dar a quem nos observa...

      Beijinhosss em ti ;)

      Eliminar
  6. Olá, Lust.
    Como sabes e já percebeste, não sou muito de comentários mas não posso deixar de te dar os parabéns pelo teu rasgo de originalidade com esta frase que escreveste:

    "Quando somos crianças instigam-nos a estudar para podermos trabalhar e ser gente. Quando nos tornamos adultos, não é a trabalhar que somos gente. É quando alguém nos sorri, nos cumprimenta, nos ouve, nos observa, que passamos a ser gente. Gente aos olhos dos outros. E não gente para nós. Até na nossa busca somos infelizes..."

    Li-a três vezes e achei-a tão poderosa, tão carregada de sentimento, de emoção, de símbolismo que se me permites, e peço a tua autorização, gostava de partilhá-la no facebook do I Love Rousing Thoughts como uma imagem. Deixo à tua escolha a imagem que queres que coloque pois melhor que tu, ninguém saberá o que te vai na mente . Muito bom mesmo!

    Keep going.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. E eu fico lisonjeada pela tua visita e pelas tuas palavras!
      Eu é que agradeço :)

      Beijinhos ;)

      Eliminar
  7. Eu digo sempre que o segredo da felicidade está em dar valor às pequenas coisas boas da vida e que o segredo do sucesso é não desejar o que não podemos ter.
    Vivo no presente Eva, embora projete o futuro e procure aprender com o passado, afinal, somos o que vivemos...mas não permaneço lá.
    Sou independente, aprecio a liberdade, gosto de ser autónoma...mas é verdade que também procuro o Graal no brilho de um olhar...
    Porquê? Acho que é apenas porque sou humana :)

    Beijoooooos *Estrela*dos* em ti Eva

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Estrela, o segredo está no dar valor ao Agora e não ao presente. Isso é que é difícil. Somos humanos e como tal, ou as memórias do passado nos invadem, ou os sonhos do futuro nos criam ansiedades. Para ser Feliz é preciso pouco, saibamos aproveitar!

      Beijoooooos enormes em ti, Estrela linda :)

      Eliminar